MUNICÍPIO DE SALINAS

    O  município mineiro de Salinas foi criado no dia 18 de dezembro de 1880, final do século XIX, pela Lei Provincial nº 2.725. Localiza-se na mesorregião Norte de Minas Gerais. Possui área geográfica de 1.897,16 km² e população de 41.098 habitantes (Estimativa, IBGE 2014). Figura no rol dos municípios mais importantes da região norte-mineira. 

É reconhecido como a Capital Mundial da Cachaça. Atualmente produz e comercializa mais de sessenta marcas, algumas de renome nacional e internacional. É a maior concentração de marcas de cachaça em todo o território brasileiro.

    O clima e solo de Salinas aliado ao modus operandi dos produtores propicia produção de cachaça artesanal com sabor e qualidade diferenciado. O agronegócio da cachaça de Salinas representa atualmente cerca de um terço da economia local. 

    Possui uma entidade atuante e participativa que é a Associação de Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs), responsável pelo Festival Mundial da Cachaça, evento organizado anualmente desde 2002.

    Em 2012 foi inaugurado o Museu da Cachaça de Salinas com recurso do governo de Minas Gerais, sinalizando a importância dessa bebida genuinamente nacional para a cultura mineira e salinense.

    Também em 2012 o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) reconheceu a Indicação Geográfica, modalidade Indicação de Procedência para a cachaça produzida na "Região de Salinas", cuja área geográfica compreende 2.541,99 km². Abrange a totalidade dos municípios de Salinas e Novorizonte e parte dos municípios de Fruta de leite, Rubelita e Taiobeiras, todos inseridos na micorregião de Salinas. A Indicação Geográfica é o reconhecimento do governo federal da importância econômica e cultural da cachaça produzida na região de Salinas.

      Visite o blog História de Salinas e conheça a trajetória épica do povo salinense. 

HISTÓRIA DE SALINAS

blog

www.salinasmg.blogspot.com